Lendo uma mensagem de correio Uma das características mais básicas de um cliente de correio consiste na possibilidade de ler os emails. Entretanto, o SquirrelMail dispõe de uma série de características para a leitura das mensagens que descrevemos nesta seção.

Clique no assunto de uma determinada mensagem e ela será exibida. Você perceberá que os endereços de web e de correio aparecem como links, permitindo que você clique sobre eles para abrir uma página ou escrever uma mensagem de correio. Outra característica interessante e útil é a codificação de cores empregada para diferenciar em mensagens de resposta, as respostas dos fragmentos da mensagem original, que normalmente são destacados por um ">". Ele trabalha com duas camadas. Uma nova barra de opções é a presentada abaixo da barra de opções principal. Ela contém três seções: a primeira do lado esquerdo para voltar a lista ou apagar a mensagem corrente, a do meio para avançar ou retroceder na lista, e a da direita para reenviar ou responder a mensagem atual.

Lista de Mensagens

Clique neste link para voltar a lista de mensagens a qual pertenece a mensagem presentada.

Apagar

Clique neste link para apagar a mensagem corrente. Também são apagados todos os arquivos atachados ao e-mail. Se você não quiser perder estes arquivos salve-os previamente.

Navegação

Os botões de navegação se encontram no meio do menu. Tanto o Anterior como o Seguinte só aparecerão sublinhados se for possível a movimentação na direção indicada.

Seguinte

Clique neste link para passar à próxima mensagem. Se este link não estiver ativo significa que não há mais mensagens.

Encaminhar

A direita, o link de "Reenviar" abre a página para composição de mensagens com a mensagem previamente visualizada no texto da mensagem precedida pelo texto: -------- Mensagem Original -------- e os dados do cabeçalho da mensagem. O assunto contém o assunto original precedido pelas letras Fwd. Os outros campos referentes ao(s) destinatário(s) ficarão aguardando pelo preenchimento. Você também pode clicar no campo do texto para adicionar comentários ao texto já existente. Você também pode usar os arquivos já atachados a mesagem original e/ou adicionar outros.

Responder

Clique neste link para responder ao remetente da mensagem que está visualizando. O assunto original se precederá das letras Re: e o texto original se precederá pelo símbolo ">" para poder respeitar o contexto da mensagem na hora de responder. Você pode perceber linhas da mensagem original que não se apresentam precedidas pelo mencionado símbolo, isto deve-se ao comprimento da linha ser superior ao tamanho definido para edição. Você pode tentar ajustar isso através da opção de visualização: "Quebrar texto recebido em".

Responder todos

faz basicamente o mesmo que "Responder", só que todos os endereços que aparecem no cabeçalho da mensagem reciberão uma cópia da resposta.

Ver cabeçalho completo

Permite visualizar o cabeçalho completo da mensagem. Incluie o caminho percorrido pela mensagem, assim como informações mais detalhadas sobre a mensagem.

Fazer o download deste arquivo

Na parte de baixo, logo acima da barra inferior se encontra este link. Ele permite armazenar uma cópia da mensagem no formato texto no disco rígido de seu computador.

Attachments

Todos os arquivos que tenham sido adicionados a mensagem serão mostrados ao final da mesma mediante uma série de links com o nome dos arquivos. A direita do link aparece o tamanho, o tipo do arquivo e um novo link chamado "download". Enquanto o link da esquerda se destina mais à visualização do conteúdo do arquivo, o da direita serve para armazenar uma cópia do arquivo em seu disco rígido.