Endereços A agenda de endereços pode economizar muito tempo e digitação. Você pode adicionar os endereços das pessoas com quem você se corresponde habitualmente e voltar a usá-los outras vezes.

A agenda de endereços é um ótimo recurso para ganhar tempo. Os endereços que são usados com freqüência podem ser armazenados aqui. Os servidores LDAP (usados freqüentemente em empresas e universidades para colocar a disposição de todos os endereços do pessoal interno) também são suportados.

Se seu navegador permite Javascript, você pode ativar as bibliotecas de endereços baseadas em java no menu de opções. Também existe a possibilidade de utilizar listas confeccionadas em HTML puro, de maneira que possam ser empregadas em navegadores sem Javascript.

Nick Name

Coloque um nome familiar com que se refira à pessoa. Algo que permita associá-lo rapidamente com o propietário do endereço de correio a que pertença. Lembre-se que deve ser único.

Email Address

Deve conter o endereço de correio completo da pessoa. O conteúdo não pode ser improvisado. Um endereço de correio electrônico é composto de três partes: primero o identificador do destinatário, como por exemplo "johnq", em seguida o nome de seu domínio precedido de um arroba (@), por exemplo "tayloru", finalmente o dominio de nível mais alto precedido por um ponto, que pode ser algo como "edu", "es", "com", "net", "org", "br", etc. Colocando tudo junto obteremos algo como "johnq@tayloru.edu". Se esta informação for mal preenchida, é provável que sua mensagem seja devolvida.

Info

Este campo também pode ser usado para introduzir algum dado que permita recordar quem é a pessoa. Está projetado para ser maior que o "Nick Name", podendo ser usado para guardar o nome da empresa a que pertence.

Edit or Delete

Estes dois botões permitem que você selecione um único endereço e então modifique qualquer dos campos mencionados acima ou delete todas as informaçãoes relativas a esse endereço. Note que você só poderá marcar um endereço por vez para edição.

Add to Personal address book

Preencha os campos listados, os três primeiros (Nickname, E-mail address, e First name) são obrigatórios. Os demais (Last name e Additional info), podem ser omitidos.

LDAP

LDAP é um protocolo utilizado para centralizar o armazenamento e acesso remoto às informações. Uma universidade, por exemplo, pode utilizar LDAP como único lugar em que se centralize o armazenamento e o acesso às informações de correio eletrônico relativas a estudantes, professorado e diretores da facultadade. Se o Squirrelmail for configurado para usar o servidor LDAP da universidade, será possível listar todas os endereços de correio do campus (juntamente com todos os outros campos de endereço disponíveis).

O uso do LDAP do SquirrelMail é bastante útil pois permite combinar o seu livro de endereços local com a informação do servidor de endereços LDAP para apresentar todas as informações como se elas fossem um único livro de endereços.

O LDAP pode ser configurado para usar qualquer servidor LDAP, ou ser desabilitado. Você terá que perguntar ao administrador de seu sistema caso tenha perguntas mais específicas sobre este recurso.

A configuração do LDAP só deve ser realizada por pessoas com permissões de administração, pois afeta todo o sistema do SquirrelMail.